Entre 15 de Outubro de 2022 e 5 de Novembro 2022 exposição indicidual de pintura de Maria Fátima Silva, Percursos Versáteis, na Biblioteca Municipal de Leiria Afonso Lopes Vieira.
"Toda a arte me inspira, principalmente pintores como Kandinsky, Monet, Klimt, Paul Cézanne, Hopper, Tapies, Vieira da Silva, Nadir Afonso e tantos outros. Todos diferentes, mas inspiradores.
As minhas influências são várias, um filme que vi, viagens que fiz, uma paisagem, uma imagem, enfim tudo o que me rodeia.
Gosto de construir e desconstruir o que vejo, não o que os meus olhos vêm, mas sim o que imagino, olhando-as com um olhar diferente.
Quando estou a pintar, a altura em que me dá mais prazer é quando me deixo levar pela imaginação, aí sim coloco emoção e sentimentos.
Saio do meu mundo, entro noutro.
Pinto a óleo, acrílico e fiz algumas aguarelas, faço colagens misturo técnicas e materiais, com as mãos com pincéis, gosto de fazer experiências, técnicas e materiais.
O que mais me seduz é o acrílico, seca depressa e não trava a imaginação. Nem que depois desconstrua para voltar ao início. Sofro, mas é um sofrer prazeroso.
Não gosto muito de falar sobre os meus trabalhos, fico sem jeito......
Gosto de pintar ponto. Gosto isso sim que interpretem á sua maneira o que veem.
Sem ideias preconcebidas. E é isto que sou. Para mim a arte não se explica, sente-se."