A Neusa, uma amiga de perto de 40 anos de quem gosto muito, sempre pronta a arranjar soluções para tudo, com feitios muito diferentes, talvez por isso nos damos tão bem. Falou-me do projeto. De início fiquei um bocado cética pois não percebia nada do que se tratava, tal como ela. Depois vendo as coisas pelo lado artístico, assim nos aventuramos.
Nós as duas, mais duas colegas, que não posso deixar de referir, a Glécia, que é uma querida, e a Maria Hermínia que nos disponibilizou o seu atelier a quem muito temos de agradecer.
E assim uma vez por mês lá nos reunimos com a professora Sofia Freire de Andrade e o formador na área da simbologia Paulo Guerra.
Foi um ano e meio de azáfama, mas muito interessante e gratificante, não só pela companhia, mas por ver o fruto do nosso trabalho. Uma a uma as cartas foram surgindo.
Obrigada amigas, e professores.
E, principalmente, muito obrigada minha querida amiga Neusa.
MFátimaMSilva.
O Baralho Tarot começou por ser recreativo, jogado entre famílias nobres e senhores abastados em diferentes países e a Europa central desde a Alemanha até ao norte de Itália. Desde o século XVIII as 78 cartas que geralmente constituem o baralho passaram a ser usadas para previsão do futuro e no fim do século XIX passaram a integrar o cerne do esotérico moderno.
Nós dedicamo-nos somente a estudar a parte artística dos ditos baralhos, que os há verdadeiras obras primas, desde os mais antigos aos mais recentes.
Deixamos a leitura das cartas aos estudiosos e especialistas, é só para dar uma pequeníssima ideia do que se trata fizemos este opúsculo, sem nenhumas pretensões e tendo a noção da comylexidade do tema interpretativo.
Fizemo-lo o mais pequeno possível, sem deixar de levantar um pouco o véu para quern quiser saber ou descobrir muito mais...
O projeto deste baraIho teve o apoio do formador Paulo guerra na área da simbologia Tarot e da Professora Sofia Freire Andrade na sua excursão artística e harmonização estética, a quem queremos agradecer o apoio prestado desde o princípio até à impressão do trabalho.
We have dedicated only to studying the artistic part of the so-called decks, which there are true masterpieces, from the oldest to the most recent.
We leave the reading of the cards to scholars and experts, it is only to give a very small idea of what this opuscule is about, without any pretensions and having the notion of the comylexity of the interpretative theme.
We did it as small as possible, without failing to lift the veil a little to who wants to know or discover much more...
The project of this deck had the support of the trainer Paulo guerra in the area of symbology Tarot and Professor Sofia Freire Andrade in their artistic tour and aesthetic harmonization, to whom we want to thank the support provided from the beginning to the impression of the work.